01Jun
Cadáver com etiqueta no pé ilustrando as burocracias no traslado de corpos

Veja 3 burocracias no traslado de corpos

A dor da despedida de um ente querido é sempre difícil de lidar, principalmente quando chega de maneira inesperada. Além disso, é preciso ter emocional para resolver todos os trâmites e documentações em relação ao enterro. Pensando nisso, no artigo de hoje, a Central Translado Funerário separou 3 burocracias no traslado de corpos para que você possa conhecê-las. Continue a leitura!

Conheça as tradicionais burocracias no traslado de corpos!

1- Morte em casa

Quando ocorre óbito em casa, pode não parecer, mas também existe burocracias no traslado de corpos. Isso porque é necessário que um socorrista emita a Declaração de Óbito. Após isso, também é requerida a abertura de um Boletim de Ocorrência.

Em casos de morte suspeitas, que precisam ser investigadas, o corpo deverá ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Somente depois dessas etapas é possível realizar o traslado funerário e a preparação para o velório.

2- Tipos de traslado

Dentre as burocracias no traslado de corpos, elas podem variar de acordo ao tipo de traslado pretendido. Ou seja, podem variar entre municipal, interestadual ou internacional. Sendo assim, os transportes terrestres que ocorrem dentro do Estado ou município costumam ser de fácil resolução. Essa é uma grande diferença em relação aos traslados internacionais, que exigem intérpretes e transporte aéreo para a realização.

3- Documentações

O último tópico de burocracias no traslado de corpos é relacionado às documentações. Vamos separar em tópicos para facilitar o entendimento. Veja bem:

Para o traslado municipal e interestadual são requeridos:

  • solicitação de transferência;
  • cópia autenticada de certificado de óbito;
  • alvará judicial.

A Resolução RDC 33 emitida pela ANVISA norteia o serviço de traslado municipal e interestadual.

Já o traslado internacional exige:

  • certidão de óbito;
  • laudo médico de embalsamamento;
  • registro do consulado do país exterior;
  • autorização de remoção do corpo.

Conheça o serviço da Central Traslado Funerário!

Preocupado em resolver as burocracias no traslado de corpos? Não se preocupe, deixe em nossas mãos. A Central Traslado Funerário é especialista no transporte de corpos em diferentes modalidades: terrestre e aéreo, nacionais e internacionais. Entre em contato conosco!

Esse conteúdo foi útil? Visite nosso blog. Lá falamos sobre o valor de um funeral, etapas de embalsamento, maquiagem do cadáver e muito mais!

 

Posts RecentesTags