22Dez
Qual a diferença de cemitério público para particular?

Cemitério público e privado: quais são as principais diferenças?

Ao perder um ente querido várias demandas e escolhas precisam ser feitas pela família do falecido. É normal os familiares serem abordados com perguntas que eles não sabem a resposta. E está tudo certo não saber. Informações novas para quem nunca vivenciou uma morte na família ou de uma pessoa próxima querida podem ser complicadas. As burocracias tomam uma boa parte de todo o processo fúnebre. Nesse caminho pode ser levantado um questionamento: “Qual cemitério será feito o velório do falecido?” Cemitério público ou privado? Afinal, existe alguma diferença entre os dois? Nós da Central Traslado Funerário tiramos todas as suas dúvidas neste artigo. Continue lendo!

Diferenças entre o cemitério público e privado!

Cemitério público

No cemitério público o espaço onde será enterrado o falecido pertence ao município. Dessa forma, é necessário seguir as regras feitas pela prefeitura do local. Para ter acesso a esta parte do solo, a família terá que custear uma taxa única. Lembrando que esse solo é “emprestado” e é obrigatório seguir todas as regras municipais vigentes. É da responsabilidade da família contratar os outros serviços fúnebres feitos no dia do adeus final.

Outro ponto é que o jazigo pode ser temporário ou perpétuo, cabe a família decidir essa parte. Além disso, no cemitério público os parentes têm a responsabilidade de fazer a manutenção e limpeza do espaço. Tudo deve estar dentro das determinações acordadas entre as duas partes. Ou seja, o cemitério público e a família. Resumindo, os principais pontos são:

  1. o espaço é público, ou seja, do município;
  2. o cuidado e revisão são feitos pela família;
  3. as regras devem ser cumpridas;
  4. a família precisa procurar outras empresas que façam os serviços de sepultamento e velório.

Cemitério particular

A família se transforma dona do local ou jazigo selecionado nos cemitérios particulares. Pois, ela compra os direitos. A posse não é feita caso os parentes não paguem a administração do cemitério escolhido e não sigam as cláusulas do contrato. Neste pagamento, estão anexados também outros serviços fúnebres. Como, por exemplo, organização do sepultamento, enterro, decoração do jazigo e manutenção. Para a manutenção do jazigo, é cobrado um valor específico. Mas, esse fato dependerá de qual cemitério for escolhido, visto que, cada um possui suas particularidades. No geral, essa manutenção é prestada para deixar o jazigo limpo e organizado.

Portanto, os principais pontos são:

  1. o espaço é de quem pagar;
  2. a manutenção precisa ser paga anualmente;
  3. quem cuida da limpeza do jazigo são os funcionários do cemitério;
  4. é permitido contratar serviços que cubram as necessidades do sepultamento;
  5. o local é muito organizado;
  6. os funcionários estão sempre dispostos a ajudar em qualquer questão.

Central Traslado Funerário: conte conosco!

Conseguiu entender melhor a diferença entre o cemitério público e o privado? A Central Traslado Funerário pode te auxiliar no momento de perda! Somos uma assistência funeral especializada em transporte funerário

Realizamos o deslocamento do corpo para onde for preciso, em carros adaptados e com autorização da Anvisa. Contamos com uma equipe especializada. Se precisar da nossa ajuda, entre em contato conosco

Posts RecentesTags