Após a morte, é natural entrarmos nos estágios de decomposição do corpo. Afinal, nenhum ser vivo está livre disso, acredite! O que pode ser feito é o retardamento desse processo, o que facilita na hora de fazer o transporte do cadáver, sepultamento e velório. Nesse artigo, você vai ficar por dentro de todos os estágios de decomposição do corpo humano. Leia!
Os estágios da composição do corpo humano são uma série de eventos que resultam no colapso do tecido corporal e a liquefação dos órgãos.
Isso acontece em um período de 12 a 14h após a morte. As bactérias começam a digerir as proteínas, e em seguida excretam gases como metano, cadaverina e putrescina. Elementos que geram um forte odor.
O que atrai moscas, acelerando ainda mais os estágios da decomposição do corpo.
Devido ao acúmulo de gases excretados pelas bactérias, o corpo humano começa a ter um aspecto mais esverdeado e inchado.
Nesse estágio inicial, ocorre a autólise, que é o momento onde a circulação é interrompida, fazendo com que as células do corpo humano não possam receber novos componentes da corrente de plasma, o que prejudica completamente a nutrição corporal.
Acontece quando o corpo começa a apresentar um inchaço exagerado, causado pelas bactérias. Com isso, algumas áreas do corpo humano começam a se romper. Rompimento esse causado pelas larvas de calliphoridade. O tempo da putrefação pode variar entre 25 e 48 horas.
Nesse período, o cadáver apresenta um número enorme de larvas, gerando um odor muito forte. Na maioria das vezes os estágios de decomposição do corpo variam entre 24 a 48 horas após a morte.
Estágio onde o corpo é praticamente consumido pelas larvas, e a pele já não existem. O que pode ser visualizado é apenas uma dispersão larval, que é um processo pós-alimentar feito pelas larvas.
E por fim, o último dos estágios da decomposição do corpo. A esqueletização, é quando após todo processo de decomposição, só sobraram os ossos e algumas cartilagens mais duras. Nesse caso, já não existe mais larvas se alimentando.
Não, mas veja bem, ainda é possível conservar o corpo e retardar a decomposição. Primeiro, é realizada a higienização do corpo com um produto apropriado, sendo aplicado em todos os orifícios.
O serviço é realizado por técnicos especializados, com o objetivo de garantir a saúde dos familiares e amigos do falecido na hora do velório.
Afinal, esse método é praticado apenas para retardar os estágios da decomposição do corpo, evitando que ele comece a se deteriorar e exalar um odor antes do sepultamento.
O transporte funerário se mostra como um serviço fundamental para sociedade. Imagina que um familiar vem a falecer em um município, estado ou país diferente do seu? O que fazer? É nesse momento que surge o translado funerário. A Central Traslado Funerário disponibiliza transporte aéreo e terrestre sendo nacional ou internacional.
Aqui garantimos todo respeito e solidariedade à família do falecido, além do melhor preço de traslado funerário. Entre em contato e conheça os nossos serviços!
Gostou desse artigo sobre os estágios de decomposição do corpo? Acesse o nosso blog!
Você sabe quanto tempo dura um corpo após o falecimento? No artigo, a Central Traslado…
No artigo, a Central Translado Funerário mostra a importância de cuidar da saúde mental no…
No artigo, a Central Translado Funerário mostra como é feito o rito de funeral das…
Conheça 4 lugares para jogar cinzas de cremação e prestar uma última homenagem ao ente…
No artigo, a Central Translado Funerário mostra como oferecer apoio durante o luto na infância.…
Falar sobre perdas com crianças é difícil, mas os livros infantis sobre luto podem ajudar!…