02Mar
o que é traslado de corpo

Você sabe o que é traslado de corpo?

Os serviços funerários têm o transporte de cadáveres como uma das suas principais atividades. No entanto, é comum que muitas pessoas não saibam do que se trata este conceito pelo simples fato de nunca terem precisado dele. Por isso mesmo, é fundamental ter conhecimento acerca do assunto para que no momento mais difícil da sua vida você esteja preparado para lidar! Com o intuito de facilitar seu acesso à informação, preparamos este artigo para você entender o que é traslado de corpo. Confira!

Entenda agora o que é traslado de corpo

O traslado de corpo é um serviço funerário que consiste na remoção do cadáver de um local para o outro. Ele pode ser solicitado para diferentes finalidades, como transferência do falecido para outro país ou mudança de cemitério em uma mesma região. Dessa forma, a atividade se faz primordial sempre que houver a necessidade de mover o corpo, os ossos ou os restos mortais de um cadáver.

Modalidades

Além de saber o que é traslado de corpo, é preciso estar atento às modalidades oferecidas pelas funerárias. Em geral, o serviço é dividido em três tipos:

  • traslado intermunicipal: refere-se ao transporte de cadáver feito entre diferentes municípios dentro do mesmo Estado;
  • traslado interestadual: refere-se ao transporte de cadáver feito entre diferentes Estados federados;
  • traslado internacional: refere-se ao transporte de cadáver feito entre diferentes países.

É válido destacar que cada local tem sua legislação acerca do traslado de corpo. Logo, o melhor a se fazer é buscar informações com a prefeitura da sua cidade ou contratar um serviço especializado. Além disso, é necessário reunir uma série de documentos, que variam de acordo com a modalidade — o traslado internacional costuma ser mais burocrático.

Documentos

Entender o que é traslado de corpo também compreende o conhecimento a respeito da documentação necessária para realização do serviço. Em via de regra, os documentos comumente solicitados são:

  • cópia autenticada da certidão de óbito;
  • cópia autenticada da identidade do requerente;
  • cópia autenticada da identidade do dono do jazigo onde o corpo está sepultado;
  • cópia autenticada da identidade do dono do jazigo que receberá o corpo;
  • termo de sepultamento;
  • requerimento da transferência;
  • alvará judicial;
  • autorização da Vigilância em Saúde Ambiental.

Transporte

Por fim, para entender o que é traslado de corpo, você deve saber como o transporte é feito. As modalidades intermunicipal e interestadual podem ser feitas pelo modal rodoviário, com frotas devidamente autorizadas e adequadas às normas vigentes. O traslado internacional (ou até mesmo o interestadual) deve ser feito pelo modal aéreo mediante a liberação do corpo. Os trâmites burocráticos envolvem a certidão de óbito, certificado de embalsamento e licença oficial da remoção e transporte do corpo.

Você já sabe o que é transporte funerário, mas, e agora? Com quem contar para realizar esse serviço? Saiba que você pode contar conosco! A Central Traslado é especializada em remoção de corpos no Brasil. Realizamos o serviço em todas as três modalidades vistas neste artigo, e com todo o cuidado que você precisa. Entre em contato conosco agora mesmo e solicite o melhor serviço e preço do traslado funerário!

Este artigo foi útil? Confira o blog da Central Traslado e saiba mais sobre o assunto!

Posts RecentesTags