Quais os documentos para transporte funerário necessários?
Quando um ente querido vem à óbito em outro município, cidade, estado ou país, o transporte funerário se torna uma necessidade. Desse modo, os familiares e amigos conseguirão se despedir de uma maneira propícia em um momento de luto. Mas, como existem diversos tipos de transportes funerários e muito o que saber, pode ser confuso. A Central Traslado Funerário te explica, no artigo de hoje, quais os documentos para transporte funerário necessários. Veja!
Quais os documentos para transporte funerário?
Certidão de óbito
Este é o documento oficial emitido pelo médico ou autoridade competente que atesta o falecimento do seu ente querido. Após o registro e o preenchimento da declaração de óbito, o cartório emitirá a certidão de óbito. Normalmente, são fornecidas várias cópias do documento para uso em diferentes situações, como seguro de vida, assuntos legais, tratamento de bens e propriedades, por exemplo. É importante ressaltar que os procedimentos e requisitos podem variar de acordo com o país e a jurisdição específica. Depois disso, é preciso se preocupar ainda com a documentação que precisa estar em português. Se o falecido estava fora do país, pode ser necessário contratar um serviço de tradução juramentada.
Autorização de transporte
Alguns países ou regiões podem exigir uma autorização específica para o transporte de restos mortais. É importante verificar com as autoridades locais para obter informações sobre quais documentos para transporte são necessários.
Documento de identificação do falecido
Geralmente, é exigido o documento de identidade ou qualquer outro documento que comprove a identidade da pessoa falecida. Outras opções são:
- carteira de motorista;
- passaporte;
- carteira de trabalho;
- carteira de identificação social;
- cartão de residência.
Permissões e licenças
Dependendo das regulamentações locais, podem ser necessárias permissões adicionais ou licenças especiais para realizar o transporte funerário. Verifique com as autoridades locais sobre quaisquer requisitos específicos.
Documento de embalsamamento
Se o corpo foi embalsamado, pode ser necessário um documento que comprove o processo realizado por um profissional licenciado.
Documentos de transporte internacional
Se o transporte funerário envolver o traslado do corpo para outro país, podem ser necessários documentos adicionais. Os documentos para transporte internacional envolvem o atestado de transporte internacional de restos mortais. Além da permissão de importação ou exportação emitida pelas autoridades alfandegárias e sanitárias.
É importante ressaltar que os requisitos documentais podem variar de acordo com a legislação e as práticas funerárias de cada país ou região. Recomenda-se entrar em contato com uma funerária local ou às autoridades competentes para obter informações precisas.
Central Traslado Funerário: fale conosco!
Precisa de um serviço funerário? A Central Traslado Funerário conta com uma equipe pronta para te oferecer auxílio completo após a morte de um ente querido, com foco em transporte funerário.
Precisa do serviço de traslado de corpo para transferir o cadáver? Conte conosco! Garantimos tratamento com dignidade e todos os cuidados necessários. Fale com nossa equipe!