22Set
Vemos um caixão no carro. Conheça as etapas do transporte funerário!

Saiba quais são as etapas do transporte funerário!

Quando há um óbito, existe uma série de procedimentos que devem ser realizados para que o corpo possa ser enterrado. Alguns deles são as etapas do transporte funerário. Apesar de esse serviço não ser muito conhecido, torna-se essencial após a morte de alguém. Ele é o responsável por mover o cadáver até o local desejado.

Nesse contexto, a Central Traslado apresentou as etapas do transporte funerário neste artigo. Quer entender melhor como funciona esse processo? Confira o conteúdo a seguir!

O que é necessário para realizar o traslado?

O transporte funerário é um dos passos essenciais para a realização de um funeral. Afinal, sem o corpo não há a cerimônia de sepultamento. Apesar disso, é preciso seguir alguns procedimentos para garantir um serviço adequado. São eles:

  • obter os documentos necessários;
  • definir o local do velório ou enterro;
  • contratar uma equipe confiável de traslado funerário.

Documentos

Entre os documentos necessários para realizar o transporte do corpo estão:

  • cópia da certidão de óbito;
  • cópia da identidade do requerente, do dono do jazigo onde o corpo está sepultado e do dono do
  • jazigo que receberá o corpo;
  • termo de sepultamento;
  • requerimento da transferência;
  • alvará judicial;
  • autorização da Vigilância em Saúde Ambiental.

Quais são as etapas do transporte funerário?

Etapa 1: Esclarecimento do tipo de traslado

Existem diferentes tipos de transporte funerário, que variam de acordo com o local do óbito e para onde corpo deve ser removido. Por isso, a primeira entre as etapas do transporte funerário é entender qual será esse deslocamento. Assim, é possível esclarecer à empresa de traslado escolhida.
Existem as seguintes modalidades:

  • intermunicipal – de um município a outro;
  • interestadual – entre estados;
  • internacional.

Etapa 2: Definição do meio de transporte

A partir do tipo de traslado necessário é possível decidir qual será o melhor meio de transporte para o serviço. Geralmente, utilizamos o carro fúnebre para remoções de corpos que ocorram entre municípios ou estados de um mesmo país. Em caso de morte no exterior, fazemos o uso do meio aéreo. No entanto, esse último também pode ser válido para alguns casos de deslocamento interestadual.

Etapa 3: Preparação do corpo

Uma das etapas do transporte funerário fundamentais é a preparação do corpo. Além de deixar o falecido apresentável para a família por conta da necromaquiagem, ela também ajuda a retardar a putrefação do cadáver. Afinal, o falecido passa pelo embalsamamento, que ajuda a desinfetar e a preservar o corpo. Assim, ele estará seguro durante a viagem e ainda durante o funeral.

Etapa 4: Transporte até o local do velório ou enterro

Depois que o corpo for devidamente preparado, é hora de levá-lo ao local onde ocorrerá o velório. Para isso, o cadáver deve ser movido até o carro ou avião e a viagem se iniciará. O falecido deve ser entregue no endereço acordado de maneira segura e dentro do prazo para a arrumação do caixão na capela.

Entenda como podemos ajudar!

A Central Traslado Funerário é uma empresa especializada no traslado de corpo. Realizamos todas as etapas do transporte funerário de maneira ágil, digna e eficiente. Além disso, contamos com uma equipe preparada e fazemos a preparação do corpo antes do transporte. Assim, garantimos segurança ao cadáver durante a remoção.

Procura uma organização assim para o traslado do seu familiar? Entre em contato conosco e garanta qualidade!

Posts RecentesTags