Carro fúnebre: como o veículo é adaptado para o traslado de corpos?

Caixão dentro do carro fúnebre

Os veículos são peças fundamentais no mercado funerário. Eles são utilizados para locomover os cadáveres de uma localidade para outra por vias terrestres. Desse modo, os automóveis precisam ser devidamente adaptados para realizar o serviço de traslado de corpo. Neste artigo, você vai entender melhor sobre as modificações necessárias em um carro fúnebre. Confira, a seguir.

Principais especificações de um carro fúnebre

Um carro fúnebre deve apresentar diversas especificações internas para que ele esteja apto a transportar um cadáver. Logo, é comum que haja montadoras e locadoras especializadas em veículos com esse tipo de adaptação. Veja na sequência algumas particularidades de um automóvel funerário.

Alta resistência

Um automóvel funerário deve ser preparado para transportar uma urna de tamanho jumbo. Esse tipo de caixão transporta corpos de até 140 kg.

Espaço adequado

Um carro fúnebre não é utilizado somente para transportar corpos. Ele também pode transportar aparatos fúnebres para um velório residencial, por exemplo. Nesse caso, é necessário um maior espaço interno para que caiba todos os acessórios juntamente à urna.

O carro com capota é o modelo de veículo funerário mais comum. Nele, o corpo é transportado em um compartimento separado da cabine do motorista.

Mesa funerária

Alguns carros possuem mesa funerária de inox, uma superfície fixa onde a urna é acomodada por toda a extensão do veículo. A mesa possui travas para evitar que o caixão se movimente e cause algum dano ao cadáver. Geralmente, ela tem uma medida padrão de 2,30 m, podendo chegar até 2,40 m em alguns veículos.

Cinto de segurança específico

Além do tradicional cinto de segurança do motorista, o carro fúnebre dispõe de um cinto específico para o cadáver. O dispositivo deve envolver a urna de modo que ela não sofra avarias durante o deslocamento.

Outras adaptações

As modificações não param por aí! Outras adaptações encontradas em um veículo fúnebre são:

  • iluminação leve, com lâmpadas claras;
  • paramentos, como castiçais e outros objetos fúnebres para a cerimônia;
  • cabine isolada com tranca;
  • reforço para fixar a urna.

Cuidados com o carro fúnebre

Não basta o automóvel fúnebre estar 100% pronto e adaptado para realizar suas atividades. Um excelente serviço de traslado de corpo depende também do trabalho do motorista funerário. Sendo assim, é de suma importância que os condutores tenham alguns cuidados com o veículo, como:

  • mantê-lo em ótimo estado de conservação;
  • observar o funcionamento de freios, motores e câmbios durante o trajeto;
  • ter cautela no decorrer da condução do veículo;
  • evitar curvas fechadas e freadas bruscas.

Traslado funerário no Rio de Janeiro

Precisa do serviço de traslado de corpo na cidade do Rio de Janeiro? Conte com a Central Traslado Funerário! Somos especialistas em transporte de cadáver a nível municipal, estadual e internacional. Realizamos o serviço via modal terrestre e aéreo, de acordo com a sua necessidade. Conosco, você não precisará se preocupar com essa situação e terá todo o conforto que precisa!

Entre em contato através da nossa central de atendimento 24 horas. Basta ligar para (21) 3959-2016.

Esta informação foi útil para você?

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades! Lá, temos artigos interessantes que podem ajudar você. Confira:

 

What Are The Benefits Of Using A Foreign Drugstore