Curiosidades

Funerais por países: saiba como diferentes culturas lidam com a morte

Em diferentes partes do mundo, os funerais são celebrados de formas únicas. Neste artigo, a Central Translado Funerário te mostra como são os funerais por países, explorando como cada cultura lida com a morte. 

A seguir, conheça 5 funerais por países

1- Brasil

No Brasil, o funeral é um momento de luto, mas também de reunião da família e amigos próximos. A tradição inclui a realização de uma missa ou oração, seguida do sepultamento, que pode ocorrer no mesmo dia ou em datas diferentes.

2- Índia

Na Índia, a morte é tratada de maneira diferente, com rituais ligados à religião e a espiritualidade. Para a maioria da população, especialmente entre os hindus, o corpo do falecido é cremado, com cerimônias conduzidas por um sacerdote ou familiar próximo. O funeral indiano pode ser uma experiência intensa, com cânticos e orações sendo recitados ao redor do corpo. Deste modo, o luto é uma fase importante e pode durar semanas, dependendo da região e da religião.

 3- Alemanha

Na Alemanha, os funerais são frequentemente marcados por um tom mais sóbrio e com foco na cerimônia religiosa. O velório é geralmente realizado na igreja, e o corpo do falecido é enterrado em um cemitério local. A celebração costuma ser silenciosa e com orações feitas por um representante religioso.

4- México

O México é famoso pela celebração do Día de los Muertos, uma festa que ocorre em novembro, quando as famílias se reúnem para honrar e lembrar os falecidos. Ao contrário de outras culturas, nas quais a morte é vista com tristeza, no México ela é celebrada com alegria, música e comida. Altares coloridos são montados com fotos dos entes queridos, velas, flores e alimentos que o falecido gostava.  

O Dia dos Mortos, reflete a crença de que os espíritos dos falecidos retornam para estar com seus entes queridos. Logo, essa é uma celebração de vida, em vez de um evento de tristeza.

5- Japão

O funeral japonês tem uma visão altamente ritualística, com forte influência do budismo. O corpo é preparado com muita reverência, e a cerimônia envolve orações e incensos que simbolizam a purificação e a liberação do espírito. Os japoneses praticam a cremação, com o corpo sendo reduzido às cinzas antes de ser colocado em uma urna. O luto no Japão pode ser um processo demorado, com práticas tradicionais como a visita regular ao túmulo para orações.

Conheça a Central Translado Funerário! 

Assim, os funerais por países variam, mas todos os rituais têm em comum a intenção de prestar homenagens e manter viva a memória do falecido. Cada cultura possui uma maneira única de lidar com a morte, mas todas elas refletem a importância da família, da comunidade e da espiritualidade.

Se você está planejando um funeral ou precisa de orientação sobre translado internacional, a Central Translado Funerário oferece serviços especializados. Entre em contato e permita que nossa equipe cuide de tudo para você e sua família, com a tranquilidade e o respeito que esse momento merece.

 

 

Compartilhe

Artigos recentes

Que lendas do natal podem confortar no luto?

Sem saber como ajudar um adolescente em luto? A Central Traslado Funerário separou dicas para…

2 dias atrás

O que fazer com as cinzas da cremação? Confira 4 opções!

Além do momento delicado, muitas vezes aparece uma dúvida: o que fazer com as cinzas…

3 semanas atrás

Você conhece a origem do Dia de Finados?

Entenda a verdadeira origem histórica do Dia de Finados no Brasil neste artigo da Central…

1 mês atrás

Saiba o que escrever na lápide do seu ente querido!

Não sabe o que escrever na lápide daquela pessoa especial? Conheça frases, citações e dicas…

2 meses atrás

A origem dos cemitérios: da antiguidade até os dias atuais!

Conheça a origem dos cemitérios e a evolução dos locais de sepultamento ao longo da…

2 meses atrás

O que é Shivá? Entenda mais sobre o ritual judaico de luto!

Você sabe ou quer entender o que é Shivá? No artigo, explicamos mais sobre esse…

3 meses atrás