02Out
Entenda a importância do que é embalsamamento

O que é embalsamamento e qual sua importância para o traslado?

Você sabia que embalsamar um corpo é uma técnica milenar? Acredita-se que desde 3300 a.C. os egípcios utilizavam este método para preservar múmias. Hoje em dia, o embalsamamento foi substituído pela tanatopraxia, uma opção mais moderna. Todavia, ainda assim ele é exigência para casos específicos envolvendo o transporte de corpos. Ficou curioso? Leia este artigo até o final para entender o que é embalsamamento e como ele é importante para o traslado funerário.

Entenda o que é embalsamamento

Embalsamamento é uma técnica antiga utilizada para preservar os corpos após a morte, deixando-os intactos para o velório e outras situações. Ela consiste na substituição do sangue por uma solução de água e formol. O ideal é que o corpo seja embalsamado durante as primeiras 12 horas após o falecimento. Depois desse período, o sangue começa a coagular, tornando a execução do procedimento mais complicada.

A técnica tem como principal objetivo não apenas preservar a matéria. Mas sim deixar o corpo o mais próximo possível ao que o falecido era em vida. Além disso, previne o mau cheiro, elimina os microrganismos e resguarda o corpo por até 36 horas após a morte.

Quando realizar?

O embalsamamento deve ser realizado em quatro situações:

  • quando o corpo precisa ser transportado para outra localidade;
  • quando a morte foi decorrente de doenças que provocam inchaço (por exemplo: cirrose hepática);
  • quando a morte ocorreu por acidente, afogamento ou queimadura;
  • quando a família desejar que o procedimento seja realizado, para que o falecido tenha uma aparência mais natural.

Etapas

Agora que você sabe o que é embalsamamento, conheça as etapas que fazem parte deste procedimento.

  1. Retirada da roupa e lavagem do corpo;
  2. Massagem do corpo para retirar o rigor mortis (músculos enrijecidos);
  3. Aplicação da solução química na artéria femoral ou carótida por meio de sondas;
  4. Drenagem do sangue coagulado;
  5. Necromaquiagem para os últimos retoques.

Importância do embalsamamento para o traslado funerário

Você já entendeu o que é o que é embalsamamento e em quais casos ele deve ser realizado. Mas é importante ressaltar a relevância desta técnica para o serviço de traslado funerário.

Em primeiro lugar, vamos abordar o transporte terrestre. É válido destacar que o embalsamamento é obrigatório quando o falecido precisa ser transportado por via terrestre por mais de 500 km. Em segundo lugar, podemos dizer que o mesmo vale para o transporte aéreo. Mais especificamente quando o corpo precisa ser transportado por via aérea dentro do território nacional.

Aliado às longas distâncias e ao transporte internacional, mais duas situações incluem a execução do serviço de embalsamamento. Estamos falando do transporte marítimo e da necessidade de conservar o corpo por 15 dias após a morte.

Ainda tem dúvidas? Fale conosco!

Agora que você sabe como o embalsamamento está diretamente ligado ao serviço de transporte de corpo, conte com quem entende do assunto. Nós da Central Traslado Funerário podemos tirar todas as dúvidas que você tenha em relação a este assunto. Somos especialistas neste mercado. Inclusive, oferecemos nossos serviços para quem precisa de soluções nacionais ou internacionais, além do melhor preço de traslado funerário. Entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas atividades!

Quer continuar lendo sobre transporte de corpos e temas relacionados? Acompanhe o nosso blog! Confira alguns artigos que separamos para você:

Posts RecentesTags