17Maio
Veja aqui 6 mitos e verdades sobre a cremação

6 mitos e verdades sobre a cremação!

A cremação é um dos processos mais discutidos quando se trata de tratamento fúnebre. Seja em discussões religiosas ou em simples conversas familiares, a cremação gera um imaginário forte nas pessoas. Para entender esse procedimento melhor, trazemos 6 mitos e verdades sobre a cremação. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Mitos sobre a cremação

1 – A cremação é ruim para o meio ambiente

Um grande mito. Primeiramente, a cremação é um procedimento 100% ecológico, em que objetos nocivos ao lençol freático e ao solo são retirados antes do processo. Além disso, para garantir ainda mais que a natureza ficará segura, tem-se optado pela cremação com urnas biodegradáveis, em que as cinzas se misturam a sementes e são plantadas no solo, para a geração de uma nova árvore.

2 – A cremação é rejeitada por todas as religiões

A questão religiosa é sempre algo delicado, porém, existem aquelas que aceitam e outras que não. O judaísmo, por exemplo, não aceita que algo construído pelo Criador seja destruído, enquanto no hinduísmo, a prática é comum e bem aceita. Em casos como os católicos, é também uma questão controversa, visto que essa prática só vai ser aceita a partir de 1960, mas muitos praticantes são mais ligados aos antigos dogmas.

3 – Os crematórios queimam mais de um corpo juntos

Um dos maiores mitos sobre a cremação é sobre a incineração de vários corpos juntos, acreditando que, ao receber as cinzas de um falecido, esta virá com as de outras pessoas. Porém, os crematórios incineram cada corpo separadamente, garantindo que o familiar receba apenas as cinzas de seu ente querido.

Verdades sobre a cremação

4 – A cremação é praticada há milhares de anos

A cremação é considerada um dos ritos fúnebres mais antigos do mundo. A mais antiga conhecida é da “Mulher Mungo”, que teria sido cremada 40.000 anos atrás, mas os registros arqueológicos mais contundentes apontam para 1000 a.C., na Grécia Antiga. Lá tinha-se o costume de cremar os mortos de famílias nobres, prática adotada, e popularizada, pelos romanos em 750 a.C.

5 – A cremação é uma prática tradicional em alguns países

Principalmente em países com religiões politeístas como maioria, a cremação é uma prática comum. Podem ser citados países como Japão, Tailândia e Índia, a cremação é algo comum e o mais tradicional rito fúnebre entre as famílias.

6 – A cremação é mais barata que o sepultamento

Se levar em consideração o financeiro, optar sobre a cremação é uma opção mais barata para se despedir dos entes queridos. O sepultamento demanda mais gastos com espaço e materiais, porém, essa decisão depende muito do que a família deseja e dos últimos desejos do falecido

Conheça a Central Traslado Funerário!

Gostou de conhecer alguns mitos e verdades sobre a cremação? A Central Traslado pode te oferecer mais ajuda! Somos uma assistência funeral especializada em transporte funerário. Realizamos serviços como o deslocamento do corpo para onde for preciso, em carros adaptados e com autorização da Anvisa. Contamos com uma equipe especializada. Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

Posts RecentesTags