Já ouviu falar em embalsamamento? Este é um termo muito utilizado quando falamos sobre conservação de cadáver e procedimentos realizados no pós-morte. Mas, você sabe para que serve esse procedimento exatamente? Neste artigo, a Central Traslado Funerárioexplica porque surgiu a prática de embalsamar corpo e sua importância. Confira já!
Basicamente, o embalsamamento consiste em um processo ao qual submete-se o cadáver do recém-falecido. Trata-se de um procedimento que tem como finalidade manter o corpo preservado por mais tempo.
A prática de embalsamar corpo surgiu em cerca de 3300 a.C. pelos egípcios. Aparecendo com algumas finalidades, sendo a principal esta citada acima: garantir a manutenção do estado do cadáver. Ou seja, retardar o processo de decomposição natural que acontece.
Assim, a partir disso, possui dois outros motivos, que são:
Na prática, embalsamar corpo consiste nas seguintes etapas:
Ainda é comum chamar o procedimento realizado para preservação do corpo de embalsamamento. No entanto, nos dias atuais, já existe um processo novo e mais desenvolvido: a tanatopraxia. Trata-se de uma evolução que, além de contar com a retirada do sangue, a limpeza e aplicação de formol, inclui a necromaquiagem, que garante uma melhor apresentação no funeral.
Este artigo te ajudou a entender para que surgiu a prática de embalsamar corpo? Agora, se você perdeu alguém e precisa de uma assistência funerária, a Central Traslado Funerário pode te ajudar. Somos uma empresa de serviços fúnebres especializada em remoção de corpos. Garantimos atendimento qualificado, eficiente e atencioso. Entre em contato!
Além do momento delicado, muitas vezes aparece uma dúvida: o que fazer com as cinzas…
Entenda a verdadeira origem histórica do Dia de Finados no Brasil neste artigo da Central…
Não sabe o que escrever na lápide daquela pessoa especial? Conheça frases, citações e dicas…
Conheça a origem dos cemitérios e a evolução dos locais de sepultamento ao longo da…
Você sabe ou quer entender o que é Shivá? No artigo, explicamos mais sobre esse…
Você sabe quanto tempo dura um corpo após o falecimento? No artigo, a Central Traslado…