06Nov
história do carro funerário no Brasil

Conheça sobre a história do carro funerário no Brasil!

O traslado do ente querido faz parte do enterro, apesar de ser doloroso para aqueles que já perderam alguém. O carro funerário é peça principal para que o transporte seja feito de maneira segura e eficiente. Apesar de muitos brasileiros o considerarem macabro, ele possui uma história interessante. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje: como surgiu o carro funerário no Brasil.

Como surgiu o carro funerário no Brasil?

Os registros de carros funerários motorizados no mundo datam o início do século XX. Porém, no Brasil, esta modernidade demorou mais para chegar.

Foi, principalmente, quando o Chevrolet Caravan começou a ser fabricado que surgiu o carro funerário no Brasil. Utilizar o carro funerário era considerado luxo. A população mais pobre que não tinha como usar o veículo fazia o traslado utilizando:

  • redes: eram usadas por pessoas que moravam afastadas e sem acesso a transporte. Os mortos eram enrolados em lençóis e colocados em redes até o cemitério;
  • carros de boi e carroças: eram um transporte típico em muitas regiões do Brasil e utilizados para o traslado dos corpos;
  • a pé: os familiares que levavam o caixão nos ombros;
  • carruagens: usadas por pessoas mais luxuosas que podiam pagar pela carruagem;
  • vagão ferroviário: na Ferrovia Paulista, existia o Vagão Funerário que era usado para levar os caixões do litoral de São Paulo para a capital.

No mundo

No resto do mundo os carros funerários apareceram um pouco mais cedo, entre 1901 e 1907.

O dono de uma funerária americana H. D. Ludlow, pode ser considerado o propulsor dos carros funerários. Ele foi o primeiro a encomendar um, usando chassis de ônibus. Foi assim que o carro funerário surgiu. Inicialmente, eram usados motores elétricos, mas depois foram substituídos pelos de combustão.

Entretanto, essa inovação era muito cara e não competia com os carros puxados a cavalo. Por isso, teve pouca adesão logo no início. Ela custava cerca de US6000, já os que usavam a força animal eram US1,500.

Somente a partir de 1920 os carros fúnebres foram sendo mais utilizados por conta da rapidez e agilidade na hora de transportar.

Conte com a Central Traslado Funerário!

Agora que você já sabe como surgiu o carro funerário no Brasil, conte com a Central Traslado Funerário, temos os melhores serviços de traslado. Com uma frota própria de veículos adaptados com tecnologia de ponta, dando todo apoio necessário aos familiares nesse momento difícil. Entre em contato conosco ou ligue para a nossa central de atendimento 24 horas, número (21) 3959-2016.

Gostou de saber mais sobre a história carro funerário no Brasil? Descubra outras curiosidades no nosso blog! Veja:

Posts RecentesTags