11Nov
Vemos um túmulo. Saiba qual a diferença de jazigo e túmulo!

Jazigo e túmulo: entenda a diferença!

Quando ocorre o falecimento de um familiar, surgem diversos termos ligados à morte. Alguns nunca ouvimos falar, outros simplesmente não entendemos. Entre eles podemos citar traslado, embalsamamento e inventário. Para evitar que você fique nessa situação de descompreensão, preparamos este artigo. Aqui, iremos explicar as diferenças entre jazigo e túmulo. Confira!

Qual a diferença entre jazigo e túmulo?

Jazigo

O jazigo é um local utilizado para sepultamento, ou seja, enterro. Nele geralmente há mais de um espaço, podendo acomodar uma família. Ele é dividido por gavetas, onde alguns modelos fornecem a possibilidade de ter-se um recinto específico para ossos. Assim, quando um corpo se decompôr, pode ser transferido para o ossário e, dessa forma, disponibilizar espaço. É uma opção para diminuir a superlotação nos cemitérios.

Nem todos os jazigos são iguais. Eles possuem variações e os principais tipos são:

  • simples, que possui 3 gavetas;
  • especial com 4 espaços;
  • duplo com 8.

Eles podem ser comprados, situação na qual o proprietário terá de pagar o valor mensal de manutenção. Ele se torna perpétuo e pode ser utilizado pela família. No entanto, para quem preferir, ou não tiver condições financeiras, existe o jazigo temporário. Ele geralmente é público e a família tem de retirar o corpo em até 5 anos.

Túmulo

Já o túmulo é uma espécie de homenagem feita para a pessoa falecida. Isto é, se refere ao monumento construído e posto acima da sepultura do morto. Geralmente, vem com o nome do ente enterrado, data de nascimento e morte, além de conter dizeres. Estes podem ser escolhidos pela pessoa em vida ou pelos familiares.

O túmulo funciona como uma forma de tributo, a qual entes queridos podem visitar. O monumento pode ser feito em diferentes tipos de materiais. Os principais são o granito, o mármore e a cerâmica. Eles possuem diferentes benefícios, que devem ser mensurados pela família.

A diferença entre jazigo e túmulo, então, se encontra na definição das palavras. Apesar de muito se confundir, o primeiro diz respeito a um espaço de sepultamento familiar. O segundo, por sua vez, se refere ao monumento construído acima da cova ou jazigo.

Saiba como podemos te ajudar!

Chegou neste artigo porque houve falecimento na família? A Central Traslado Funerário pode te auxiliar. Somos uma empresa funerária responsável, principalmente, por oferecer o serviço de traslado funerário com preço justo. Levamos o falecido para outro município, estado e até mesmo país. Garantimos um atendimento humanizado, 24h, bem como um serviço ágil e eficiente. Se precisa de uma ajuda como essa, este é o lugar certo. Fale conosco!

Este artigo sobre a diferença entre jazigo e túmulo foi útil? Então, conheça nosso blog. Já abordamos diversos temas relacionados. Visite!

Posts RecentesTags